Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

02/03/2016

02 de Março – Dia Nacional do Turismo

O dia nacional do turismo é comemorado em 2 de março, enquanto que o dia mundial do turismo é celebrado no dia 27 de setembro em resolução aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1980. Trata-se de uma importante prática econômica atual, responsável pela geração de riquezas, empregos e pela circulação de capital e pessoas.

O turismo é definido como o deslocamento de pessoas para locais além daqueles de sua familiaridade cotidiana imediata por um período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou o exercício de funções profissionais e trabalhistas.

Se uma determinada localidade investe em turismo, isto é, promove medidas para a instauração de bens que permitam uma maior atratividade, além de fornecer condições para a instalação de visitantes, há uma sensível mudança em seu padrão econômico. O ponto mais visível quando aumenta a demanda turística de uma região é a geração de empregos, que podem ser diretamente ou indiretamente relacionados à área. Além disso, há um enriquecimento cultural gerado pela interação dos diferentes povos, de modo a conectar ainda mais os diferentes pontos na cadeia de fluxos da globalização.

Ainda é importante considerar que a indústria do turismo – a que mais cresce no mundo na atualidade – é responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia, com destaque os sistemas de transporte e comunicação. Não obstante, as áreas econômicas relacionadas ao lazer, comércio, cultura, hotelaria e outras também mantém uma boa dinâmica quando o turismo é elevado em uma dada região.

Podemos dizer que o turismo é uma atividade moderna contemporânea, pois, afinal, é com o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a integração mundial destes em consonância com os avanços nos sistemas de comunicação que o turismo consegue se instrumentalizar. Até existiam deslocamentos do tipo na antiguidade, notadamente na Grécia, mas ainda não se vislumbrava nesse período o turismo como uma forma de se dinamizar a sociedade e gerar riquezas.

Por esse motivo, é com um sistema de transporte articulado que o turismo vem crescendo no mundo. Tanto é que as regiões mais bem estruturadas nesse quesito são as que mais recebem turismo, afinal, quanto mais fácil o deslocamento, maior a preferência daqueles que se deslocam.

Os países desenvolvidos, embora abriguem o maior número de turistas que deixam o local de origem para outras partes do mundo, são também os que mais recebem a visita temporária de estrangeiros. Paris é hoje considerada como uma referência internacional, assim como Barcelona (Espanha) e outros inúmeros pontos. No Brasil, o destaque vai para a cidade do Rio de Janeiro que, embora apresente uma grande carga turística, ao menos por enquanto não se compara aos grandes destinos internacionais do mundo.

Existem vários tipos de turismo, a depender da temática principal local que proporciona a atratividade de um determinado destino. Há, por exemplo, o turismo religioso, o de negócios, o de lazer, o de repouso, o de aventura, o ecoturismo, o político, o de saúde e muitos outros temas.

Comentários