Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

23/10/2015

25 de Outubro – Dia do Cirurgião Dentista

     O Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de Outubro porque em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

     Desde a vinda do príncipe-regente D. João ao Brasil até a época em que D. Pedro tomou posse como regente do Brasil, a profissão era exercida por barbeiros, sangradores e cirurgiões, fiscalizados pelo cirurgião-mór. Eles necessitavam de uma carta de confirmação da profissão, que era dada "aos barbeiros e sangradores", em geral, escravos. Em 1631, a lei previa uma multa a todos que "tirassem dentes" sem licença.

     Em 1728, na França, Piérre Fauchard, o Pai da Odontologia Moderna, revolucionou a odontologia ao estabelecer novos conceitos, ao criar técnicas e aparelhos.

Nessa época, no Brasil, começava a exploração do ouro nas Minas Gerais, atividade que atraiu um grande número de pessoas para o local. Por isso, a Corte portuguesa nomeou José S. C. Galhardo o primeiro cirurgião-mór, ato que acabou regulamentando essa atividade profissional.

    A primeira carta para dentista foi dada, em 1824, a Gregório Raphael da Silva. Em 1828, foi extinto o cargo de cirurgião-mór, passando a fiscalização para a concessão das cartas às Câmaras Municipais e à Justiça Ordinária. O ensino da odontologia no País foi instituído em 1880, por Vicente Cândido Sabóia, o Visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

    A Faculdades IDEAU parabeniza a todos os profissionais e  acadêmicos de Odontologia.

Comentários