Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

28/01/2016

28 de Janeiro – Dia do Comércio Exterior

O profissional de comércio exterior é o responsável por analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais. Esse profissional produz relatórios sobre os mercados mais promissores, identifica as necessidades de clientes ou fornecedores, presta assessoria quanto à métodos técnicos e projetos do meio globalizado, organiza procedimentos para a transação, importação e exportação, além de definir o meio de transporte mais adequado para a efetivação do negócio em cada caso e atuar como despachante aduaneiro. Também é responsabilidade do profissional de comércio exterior o estudo dos contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas, além de atuar também em empresas de logística internacional.

Para ser um profissional de comércio exterior é necessário, além do inglês obrigatório, ter domínio, no mínimo, de mais um idioma estrangeiro. Conceitos de administração, economia, relações internacionais e direito, além dos que o curso proporciona são interessantes para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Manter-se sempre informado sobre a política externa, as relações entre os países e a economia mundial.

Para ser um profissional de comércio exterior é necessário diploma de curso superior de tecnologia em Comércio Exterior, com a duração média de dois a quatro anos, que visa formar tecnólogos com competência e habilidade para atender às demandas das empresas contratantes, além de incentivar a capacidade de compreensão dos processos do comércio exterior. A pós-graduação também é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, especializando e qualificando o profissional, pois por ser uma área de contato direto com grandes empresas e órgãos internacionais é necessário credibilidade do profissional.

O mercado de trabalho para o profissional de comércio exterior se expande cada dia mais, isso porque a globalização forma um mundo onde as distâncias tendem sempre a diminuir e onde por meios imateriais (como a internet e o telefone) podem ser realizados inúmeros tipos de negociações, essa "aldeia global", demanda sempre mais profissionais para trabalhar nesse mercado. Com o aumento do volume das transações efetuadas entre empresas, públicas ou privadas, brasileiras e o restante do mundo, a necessidade de profissionais qualificados para o setor também aumenta. 

Comentários