Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

03/09/2021

Acadêmicos da IDEAU realizam pesquisa sobre aplicação dos direitos fundamentais

Conhecer os direitos fundamentais é uma preocupação inegável para os acadêmicos do curso de Direito, tendo em vista que são elementos de legitimação do Estado contemporâneo, e representam aspectos de proteção aos cidadãos contra arbitrariedades dos governos, além de afirmação de justiça social. Da mesma forma, é fundamental para os futuros profissionais da área jurídica aproximar os aspectos teóricos e práticos ainda na graduação.

Com esse propósito, os estudantes do II nível de Direito, unidade Passo Fundo, na disciplina de Direito Constitucional, ministrada pelo professor Vitorio Gheno Dervanoski Junior, realizaram uma pesquisa em seus municípios de origem ou de trabalho sobre os direitos fundamentais, constitucionalmente estabelecidos, abordando a efetivação ou a falta dela, bem como demais questões legais.

Para a realização da ação a turma foi dividida em duplas, sendo que cada uma optou por um direito (saúde, educação, acessibilidade e moradia), e durante o período de 28 de agosto a 01 de setembro coletaram informações, levando em consideração leis, políticas públicas, dados estatísticos, fotos e outros. Os dados foram dos municípios de Passo Fundo, Ciríaco, Ibiaçá, Tapejara e Victor Graeff, sendo apresentados e discutidos perante os colegas de turma e professor. Após, ficou como sugestão que cada dupla apresente ações de intervenções na realidade da comunidade pesquisada.

 

Comentários