Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

13/04/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia testam índice de rancidez em produtos de origem vegetal

Os acadêmicos do IX nível do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU- campus Passo Fundo, durante uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, ministrada pela professora Dra. Fabiola Stockmans De Nardi, testaram o índice de peróxido em diferentes óleos de origem vegetal. O experimento foi realizado no Laboratório de Fitoquímica e Fitopatologia do curso, com óleos usados e não usados.

Os óleos e gorduras são constituintes importantes de uma grande quantidade de produtos alimentícios, porém, ao mesmo tempo em que contribuem para o sabor e outras funcionalidades, também podem causar a sua deterioração, impactando na vida útil do produto. Assim, através da testagem do índice de peróxido é possível verificar o valor referente a rancidez oxidativa do alimento, o qual determina seu estado de conservação.

O acadêmico, ao comparar os diferentes óleos, por meio da execução do protocolo, consegue identificar as transformações bioquímicas nos produtos alimentícios de origem vegetal, bem como suas causas e formas de prevenção. Com isso, é possível “apontar métodos de conservação (embalagens, temperatura, usos) que prolonguem a vida de prateleira desses produtos. Além disso, ao verificar os resultados, consegue analisar e correlacionar os processos de transformação, com aspectos relacionados à produção dessas espécies”, explica Fabiola.

 

Comentários