Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

30/05/2019
Ideau

Acadêmicos de Agronomia visitam jazida em Ametista do Sul

     A Faculdade IDEAU busca promover a plena formação do profissional, onde o acadêmico possa desenvolver senso crítico em sua formação, tornando-se assim um profissional capacitado e diferenciado para atuar no mercado de trabalho.

     Neste sentido, os alunos do curso de Agronomia, por meio da disciplina de Morfologia, Gênese e Classificação do Solo, se deslocaram até o município de Ametista do Sul para conhecer a coleção de minerais e rochas, e, posteriormente foram conduzidos a um garimpo em atividade para que pudessem participar do processo de extração da mineral ametista. Considerada a maior jazida da pedra ametista do mundo, o Ametista Parque Museu dispõe em seu complexo mais de dois mil exemplares de pedras preciosas raras, a maioria encontrada em garimpos da região, entre eles a ametista mais valiosa já encontrada, pesando 2.5 toneladas, e, um meteorito de 140 quilos.

     Com a atividade os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprender a identificar minerais e rochas, conseguem avaliar características como, brilho, dureza, clivagem, fratura, hábito entre outras características do mineral. Ainda, os alunos participam do processo de extração da ametista aprendendo o procedimento de extração e comercialização de minerais e rochas.

     A visita técnica também permitiu aprendizado sobre como diferenciar rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, importantes para compreensão da gênese do solo, bem como as diferenças entre drusa, geodo, cristal, fragmento e outros termos de mineralogia e principalmente conhecem a grande riqueza e variedade de minerais presentes na constituição de diferentes classes de solos.

Comentários