Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

29/11/2011

Acadêmicos de Turismo realizam o 1º City Tour de Marcelino Ramos

Por iniciativa do Curso de Graduação em Turismo da Faculdade IDEAU, os acadêmicos que residem em Marcelino Ramos tiveram como desafio do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático do semestre planejar, organizar e executar o primeiro city tour do município. A intenção inicial era trabalhar atrativos turísticos ainda desconhecidos como forma de incrementar a oferta turística da cidade, explica a coordenadora do curso de Turismo da IDEAU, professora Milena Berthier Bandeira, contudo, o município não oferecia até então nenhum passeio pelos pontos tradicionais da cidade. “Nessas condições, reavaliamos a proposta de trabalho e a tarefa passou a ser o city tour pelos atrativos já consolidados de Marcelino Ramos, porém, apresentados ao turista de uma maneira diferenciada”, conta a coordenadora.
O passeio de caráter experimental aconteceu com quarenta pessoas entre professores, moradores de Marcelino Ramos e turistas vindos de Santa Catarina. Nos deslocamentos entre um ponto e outro e a cada parada, muita informação especialmente repassada pelos acadêmicos que também foram guias do grupo. No roteiro a história do Balneário, a discussão sobre o início do Rio Uruguai ilustrada pela vista da ponte e cenário que pôde ser admirado do Belvedere, a bênção do padre no Seminário de Nossa Senhora da Salete, além da oportunidade de apreciar e adquirir queijos famosos pelo sabor e qualidade que são produzidos no município. No roteiro tinha ainda parada no Mirante e uma visita à Casa de Cultura, resgatando a paisagem antes da inundação do rio pela barragem de Itá. Por fim, um passeio pelo comércio local e encerramento com visita à Igreja Matriz São João Batista.
Pela reação do grupo, especialmente dos turistas, ao saberem que participaram do primeiro city tour de Marcelino Ramos, o passeio foi aprovado. A constatação virá ou não por meio da avaliação dos acadêmicos pelos professores. Um relatório da atividade será entregue e uma apresentação em formato de banca também servirá para analisar os resultados do trabalho realizado.
Independentemente da nota dos acadêmicos a atividade ter sido realizada já dá ao grupo um grande mérito, destaca Milena. “Como coordenadora do Curso e professora penso que o city tour tenha contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos, mas, principalmente, tenha acrescentado à promoção do Turismo em Marcelino Ramos” diz a professora. “Ficamos na expectativa de que a proposta se consolide e passe a ser efetiva daqui em diante, tornando-se mais uma opção ao turista que visita Marcelino Ramos”, completa.  
   

   

   

   

Comentários