Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

21/11/2011

Agronomia IDEAU faz visitas técnicas

Para acompanhar os alunos, além da professora Elisandra, também participou da visita técnica o professor e Coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, Alexandre da Silva. O objetivo da visita técnica foi complementar as aulas teóricas destas duas disciplinas com observações práticas.
Na Pioneer a turma foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Jacso Dellai, integrante da equipe de melhoramento de milho. Jacso fez uma explanação para os alunos sobre o perfil do profissional que trabalha com melhoramento de plantas; como é formada a equipe de profissionais que atua no melhoramento de plantas; como deve ser estruturado um programa de melhoramento; que tipo de cuidados o profissional deve ter com as plantas em um programa de melhoramento; quais são as fases de um programa de melhoramento; a escolha do germoplasma; quanto tempo demora para uma cultivar ser lançada no mercado; quais as principais características procura-se melhorar nos dias de hoje, nos programas de melhoramento; qual é o delineamento experimental utilizado no campo. A visita propiciou o contato com o dia-a-dia de um programa de melhoramento bem como as atividades que um engenheiro agrônomo que integra um programa de melhoramento deve desempenhar.
No Vale Natural Garden Center os acadêmicos e professores foram recepcionados pelos proprietários Silvania e Rogério. Os alunos puderam conhecer os principais métodos de propagação de plantas ornamentais realizados no local da visita, além de conhecer as formas de cultivo e os principais manejos realizados nas plantas ornamentais quando cultivadas em ambiente protegido ou não. Também foi possível saber quais as plantas ornamentais são de interesse regional, entender as principais formas de comercialização e cuidados pós-colheita, verificar a demanda e relevância de Projetos paisagísticos na região, e ainda, visualizar a estrutura necessária para o funcionamento e bom andamento da atividade de produção e comercialização de plantas ornamentais.

Comentários