Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

01/12/2011

Agronomia Nível 8 da IDEAU faz viagem multidisciplinar à capital do Estado

Um dos intuitos da viagem foi o de visitar a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul S.A. (CEASA – RS) que, além de uma visita em todas as suas instalações e disponibilidade de conhecimento da rotina em seus 42 hectares de área, disponibilizou uma palestra demonstrativa de resultados com o Engenheiro Agrônomo Amauri Pereira, gerente técnico da organização. Essa iniciativa ocorreu durante o turno da manhã e encerrou com um almoço nas instalações da CEASA.
No período da tarde a visita foi nas instalações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na capital do Estado. Na oportunidade os alunos tiveram uma demonstração inicial das práticas de crédito fundiário que o atual governo vem preconizando e encerraram as atividades com uma palestra com o Economista, mestre em Economia Rural, funcionário da EMATER, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atual Delegado Federal do MDA, senhor Nilton Pinho de Bem. A explanação contemplou a operacionalização que vem sendo formatada no âmbito das políticas agrícolas especialmente voltadas para a agricultura familiar em nível nacional e de Rio Grande do Sul.
O professor Alexandre da Silva ressaltou que “essa viagem proporcionou aos acadêmicos uma visão da inserção do profissional de Agronomia nos mais diversos âmbito. Além disso, poder ver e trocar experiências acerca da operacionalização de políticas coloca o aluno em contato direto em como se dão os arranjos institucionais na atividade agropecuária. Também, se deve pontuar que é uma prática de integração para uma turma que se encaminha para o final do curso e isso é importante na formação também”, concluiu o professor. 

Comentários