Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

15/02/2012

Alunos de Educação Física IDEAU movimentam o corpo e a mente

A atividade permitiu aos acadêmicos refletir sobre ética, construíram de saberes diferenciando informações de conhecimento e conhecimento de saber. O filme “O Mundo de Sofia” apresenta de forma clara a história da Filosofia. Além do filme, alguns alunos também leram a obra de mesmo nome que inspirou o filme. O resultado da proposta de trabalho foram textos que demonstram que Educação Física não significa exercitar somente o corpo.  

Resumo do filme o Mundo de Sofia

Sofia Amudsem, é uma jovem que antes de completar seus 15 anos vê a sua vida mudar completamente por conta de cartas anônimas com as mais diversas questões existenciais: Quem é você? De onde você vem? Como começou o mundo? . Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia desconhece.
No decorrer do filme ela faz uma explanação, em forma de diálogo entre o professor de filosofia e a adolescente, sobre a história da filosofia, assim como sobre todas as transformações sofridas pelo ser humano no decorrer dos tempos.
O filme se passa no Ocidente e levanta as questões estudadas pelos maiores pensadores da história, mostrando assim que no início era necessário o pensamento mitológico para entender alguns acontecimentos naturais a sua volta, sendo observadas até hoje características desse pensamento, por exemplo, em algumas superstições.
O filme também questiona nossa concepção de existência, onde só existimos porque acreditamos neste fato, e também ao citar Sartre e seu existencialismo, quando afirma que “a existência precede a essência”, existência não significa simplesmente estar vivo, e, assim, o ser humano, ao tomar consciência de sua existência, também se percebe responsável por ela.
Sofia se encontra com alguns filósofos e pintores, como Willian Shakespeare, Nicolau Corpénico, Leonardo Da Vinci que foi arquiteto, matemático e criador de Mona Lisa. Ela se refere a televisão como um teatro de sombras, pois elas sempre sabem o que irá acontecer.
Não podemos deixar que o medo tome conta de nossas vidas nos distanciando do primordial de nossa vida que é o conhecimento, devemos deixar-se descobrir e também descobrir e ser curioso o suficiente a tentar desbravar o desconhecido e encontrar a verdadeira felicidade e o verdadeiro conhecimento. Devemos ter um pouco de Sofia dentro de nós mesmos, para termos a coragem necessária a fim de descobrir e deixar-se descobrir.
Somos personagens, assim como Chapeuzinho Vermelho e muitos outros. Contudo, podemos escolher entre sermos meros espectadores da história que está sendo escrita ou sermos agentes desta, isto é, escrevê-la em parceria com outros seres. 
Somos capazes de tudo; de transformar o mundo, fazer dele um sonho que nunca se realizará, um pesadelo que só acabará com a morte, se quisermos ser meros fantoches, personagens criados por autores não bem intencionados, ou então, escrever nossa própria história, onde nós seremos os personagens principais.
Não podemos deixar que o “major”, aquele que detém o poder de nossas vidas, escreva nosso destino, pois ele poderá dar cabo de nossa existência quando bem lhe convier.

Acadêmicos da Turma

Comentários