Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

03/03/2020

Curso de Educação Física vai desenvolver atividades em ala psiquiátrica do Hospital Santo Antônio em Tapejara

Com o objetivo de proporcionar práticas corporais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital Santo Antônio em Tapejara, bem como inserir os acadêmicos do curso de Educação Física no âmbito da atenção à saúde mental coletiva, foi firmado um convênio entre o Hospital e a UNIDEAU no dia 27 de fevereiro.

O projeto, que busca mitigar as manifestações físicas e clínicas de estresse e níveis de ansiedade, será desenvolvido por meio de atividades práticas fundamentadas nos componentes da Cultura Corporal do Movimento (CCM), o qual abarca a prática de: jogos, esportes, ginástica, lutas e dança.  A organização e planejamento das atividades ocorrerão semanalmente, junto com a supervisora do projeto e os participantes (estagiários/acadêmicos), onde buscarão contemplar necessidades e limitações dos pacientes em questão.

Entende-se que o exercício físico surge como um aliado importante no tratamento da dependência de drogas lícitas e ilícitas, bem como em casos de depressão ou outras patologias mentais, complementa abordagens psicoterapêuticas e farmacológicas tradicionais. Representa um incremento significativo nas possibilidades para abordagem e tratamento, torna-se alvo de interesse de pesquisadores que buscam a compreensão das bases fisiológicas para sua inclusão terapêutica, de forma segura, com vistas à redução das alterações neuroquímicas, do desejo e da compulsão pelo uso, dos distúrbios do humor e da cognição, bem como dos níveis de estresse e das dificuldades para relacionamento social e afetivo decorrentes do uso de drogas.

O projeto, que irá beneficiar os pacientes é bem visto e aguardado pelos acadêmicos do curso, “Para nós, enquanto acadêmicos, serão vivências únicas, onde podemos aplicar de forma prática e em casos reais tudo o que foi trabalhado no decorrer do curso. É uma experiência profissional e uma experiência de vida” avalia Caroline Mingotti, a acadêmica do 5º semestre.

Comentários