Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

17/08/2011

Estágio em Pedagogia: uma experiência que requer compromisso

A temática desenvolvida foi sobre comunicação e o trabalho recebeu o título de “A vida é uma comunicação!”. Através de aulas dinâmicas, agradáveis e produtivas foram desenvolvidas atividades variadas, que envolveram de forma participativa todos os alunos, possibilitando que os mesmos fossem sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
“A turma de modo geral mostrou-se alegre, afetiva”, contou Camila. “Os alunos foram carinhosos e realizaram as atividades propostas com entusiasmo”, completa a acadêmica que se sente maravilhada pela experiência que, segundo ela, guardará para sempre.
O período de Estágio, explica professora Gisele, “caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional decorrente da participação em situações reais de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, e tem por objetivo exercitar a competência técnica e habilitar o estudante a exercer sua profissão, ensejando aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens do ensino ou de projetos pedagógicos”. No caso da Camila, relata, reforçou a certeza da aluna quanto à escolha da profissão, ou seja, ser uma educadora, uma mediadora do conhecimento.
Camila disse ainda que acredita que a aula deve se constituir como um exercício “vivo” e dinâmico, que permite o contato dos educandos entre si, com o educador, por conseguinte, com o saber. “O estágio foi maravilhoso, uma experiência que guardarei para sempre, que contribuiu na minha formação acadêmica e profissional, mas acima de tudo na minha vida E nós, como educadores, temos o compromisso de contribuir na formação integral do aluno, como cidadãos que se constituam seres comprometidos com o mundo em que vivemos”, conclui a acadêmica.

Comentários