Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

17/02/2011

IDEAU no Canadá

 Fundada por Mr. Chan, a escola existe há 31 anos e diferencia-se por conhecer as necessidades e expectativas dos alunos já que seu fundador passou por isso quando saiu da China e foi para o Canadá aprimorar seus estudos. O objetivo da Columbia International College é de atender de forma excelente os alunos de outros países, conta o prof. Eduardo Schorr. Esse objetivo é alcançado por meio de pilares como comunicação total, excelência acadêmica, rotina e atividades empreendedoras (liderança).
Os professores da IDEAU relatam que o investimento que os pais fazem na educação dos filhos é de R$ 5.280,36 por mês e que o rigor e a disciplina são premissas do trabalho realizado na escola. Penalidades que iniciam como leves e vão agravando progressivamente não tem a função de punir, mas sim, de corrigir comportamentos, explicam os professores da IDEAU.  
A disciplina se obtém por meio de rotinas que são adotadas pela escola, como por exemplo, o uso do uniforme, que é obrigatório. Não usar o uniforme é permitido, mas implica no pagamento de $ 10. No “Casual Day” os alunos pagam somente $ 2 e podem ir a escola sem a tradicional saia, camisa, gravata, calça social, que caracteriza o uniforme dos alunos. O dinheiro arrecadado é doado para entidades assistenciais, explica Dânia Barro.
A relação próxima entre a escola e as famílias dos alunos contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. Para os pais e alunos, a base educacional é a mais importante da vida e os pais confiam plenamente no trabalho desenvolvido pela escola. 
Entre as frases ditas por Mr. Chan durante a visita dos professores da IDEAU à escola chamou atenção a seguinte: “os pais esperam que a escola eduque os seus filhos. Então, nós o fazemos”. Os docentes da IDEAU conheceram uma filosofia de trabalho que acredita que a inteligência não é o mais importante, mas sim o equilíbrio emocional, o auto-controle. Prepara-se o aluno para que ele tenha formação acadêmica, social, emocional e física.
A escola que oferece formação a alunos nas séries que equivalem a 7ª, 8ª do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio brasileiro, coloca 100% dos seus alunos nas melhores universidades do Canadá. Além da formação em sala de aula, que inclui testes aplicados diariamente, os alunos ainda devem participar de atividades paralelas, os chamados clubes. Entre as opções estão culinária, costura, xadrez, futebol, evento, entre outros. Na legislação consta ainda que o aluno deva cumprir, pelo menos, 10 horas de serviços comunitários por ano. “As pessoas aprendem que o trabalho comunitário é importante e, futuramente, se tornarão líderes positivos nas comunidades” conta o professor Flavio Carlos Barro.
A Columbia International College tem também uma área de 300 hectares onde realiza formação de líderes. Chamada de Bark Lake, essa área constitui-se como o maior centro de liderança de Ontário. Lá são realizadas atividades das 8h às 21h que visam formar um cidadão global responsável.  Durante os dias em que estiveram no Canadá os professores da IDEAU participaram do treinamento sobre liderança. A oportunidade serviu para reforçar alguns valores e princípios da IDEAU, relatam os professores.
A visita a escola resultou também em duas bolsas para os alunos do Centro de Educação Básica IDEAU. A idéia é possibilitar aos alunos da Instituição ficarem na Columbia International College 4, 8 ou 9 semanas vivendo uma experiência multicultural, aprender o inglês e vivenciar esses métodos de forma prática.

Comentários