Arquivo Carreira IDEAU | IDEAU Passo Fundo
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

O Carreira IDEAU surgiu através da análise do atual mercado de trabalho, na qual pode-se evidenciar as exigências desse e as dificuldades que as organizações enfrentam em encontrar profissionais qualificados e aptos ao trabalho. Nesse sentido, o programa visa atender às exigências das empresas, preparando os alunos para enfrentar a competitividade do mercado, qualificando-os e tornando-os aptos e competentes ao trabalho. Assim como, tende a posicionar a IDEAU no mercado, como sendo um centro de excelência na formação de talentos.

O programa Carreira IDEAU tem como objetivo orientar, aconselhar e acompanhar os alunos do Ensino Médio, EJA e Graduação, bem como os ex-alunos, quanto à escolha e planejamento da carreira, atuando como um agente facilitador entre esses e o mercado de trabalho. Ainda, o programa visa atuar como um agente supridor do mercado de trabalho, conforme demanda existente, com profissionais que estão no início da carreira, com formação acadêmica e que apresentam habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários e consistentes ao cargo.

No carreira IDEAU o aluno tem suporte para

Avaliação de competências

Autoconhecimento

Desenvolvimento de novas habilidades

Planejamento de carreira

Identificação de oportunidades trabalho

Oportunidades para alunos

Em um mercado cada vez mais competitivo, os alunos precisam estar atentos às oportunidades e preparados para atendê-las, bem como para enfrentar os desafios que lhe são propostos, visto que às organizações buscam identificar profissionais altamente qualificados e capacitados, que possuam habilidades conceituais, interpessoais e técnicas para desenvolver sua função. Assim, considera-se de suma importância a preparação dos alunos para enfrentar a competitividade no mercado e para selecionar boas oportunidades.

Ao fazer parte do banco de dados, os alunos e ex-alunos da IDEAU, aumentarão a oportunidade de realização de atividades de treinamento prático e complementação da aprendizagem, ligadas diretamente e especificamente à área de formação profissional da pessoa.
Ainda, o programa oferece aos alunos cursos e treinamentos preparatórios para o mercado profissional objetivando suprir as necessidades evidenciadas. Os cursos serão divulgados com antecedência.

Como funciona o cadastro para aluno?

1
Envio de currículo
Para se cadastrar no programa Carreira IDEAU envie seu currículo para carreiraideau@ideau.com.br
2
Entrevista
Após a inserção no banco de dados, o aluno passará por uma entrevista, agendada com antecedência, com as estagiárias de psicologia e/ou psicóloga responsável pelo setor
3
Recrutamento
Após a entrevista o aluno passará a ser recrutado para participar de seleções de vagas de estágio e/ou empregos oferecidas pelas empresas de Getúlio Vargas e região

A empresa

O programa Carreira IDEAU visa estabelecer um elo de ligação entre o mercado de trabalho e o mundo acadêmico, propondo a maximização de possibilidades de sucesso, tanto para as empresas, quanto para os alunos.
Caso a empresa deseje que a Seleção com Avaliação Psicológica seja realizada pelo programa, deverá solicitar ao setor (consultar valores). Ainda, o Carreira IDEAU oferece treinamentos e cursos as empresas, referentes aos mais diversos segmentos (consultar valores). Objetivando a excelência no desempenho de seu trabalho, o Carreira IDEAU proporciona suporte as empresas e realiza o acompanhamento dos alunos no estágio e/ou emprego durante sua permanência no mesmo, objetivando o máximo desempenho no trabalho desenvolvido.

Como funciona o cadastro para empresa?

1
Ficha cadastral
A efetivação do cadastro deve ser realizada através do preenchimento da ficha de cadastro de empresa.
2
Solicitação de aluno
Após estar cadastrada, sempre que a empresa necessitar o preenchimento de uma vaga de emprego e/ou estágio, deve preencher a ficha de solicitação cadastral.
3
Divulgação e seleção
O programa irá divulgar a oportunidade de trabalho e/ou estágio aos alunos e recrutará no banco de dados. Aqueles que possuem o perfil correspondente à vaga serão encaminhados para a empresa.

Importante

O Carreira IDEAU é o responsável pela formalização legal do estágio, firmando convênios e emitindo termos de compromisso de estágio para os alunos que o realizam, oferecendo um diferencial vantajoso no valor da taxa administrativa, a qual é firmada em apenas 16%.

É importante destacar que não é cobrado nenhum valor das empresas (nem dos alunos) para os serviços oferecidos, exceto para os serviços opcionais, os quais foram destacados.

Responsável pelo setor

Jordana Calcing

Coordenadora
carreiraideau@ideau.com.br

Dicas de como fazer um bom currículo

Não utilize currículos comprados em papelaria;

O currículo deve ter 01 página para profissionais em início de carreira e 02 para profissionais
mais experientes;

Cuidado com Layout “pesado” com cores e fontes chamativas demais. O currículo ideal deve ser sóbrio e discreto. Use fontes tradicionais (Times ou Arial tamanho 12) e cor preta;

Não utilize título como “currículo vitae” ou “currículo”;

O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil,
endereço, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail;

Dados como número de documentos não devem aparecer no currículo, esses dados somente
são fornecidos para a empresa no momento da contratação ou a pedido do selecionador;

Não se deve mencionar nome de pais, marido ou esposa e filhos;

Crie um e-mail profissional, evite e-mails com nomes infantis, apelidos ou no diminutivo;

Não há necessidade de por foto no currículo, há não ser que a empresa peça, assim, você não
corre o risco de errar colocando uma foto que possa ir contra a sua imagem profissional;

Deixe claro qual é seu objetivo profissional. “Para qual função você está qualificado e desejando
trabalhar?”;

Não coloque características pessoais que você julga ter, isso poderá ser conversado durante a
entrevista;

Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área
de interesse;

Ordene sua formação escolar partindo sempre de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo à seqüência: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término/previsão de término;

As informações sobre suas experiências profissionais precisam estar em ordem decrescente, da experiência mais recente para a mais antiga. A descrição deve conter nome da empresa, cargo
mês e ano de entrada e saída e atribuições. O candidato precisa colocar as atribuições e
responsabilidades que exerceu/exerce na empresa;

Você deve ressaltar suas experiências, aproveite para mencionar trabalhos voluntários, trabalhos acadêmicos premiados, cursos, estágios, monitorias na faculdade, atividades em diretórios acadêmicos, empresa Junior, comissão de formatura, atividades que ajudaram no crescimento acadêmico e profissional;

No currículo evite fazer qualquer menção a salário, prefira comentar sobre este assunto no
momento da entrevista e quando o selecionador falar a respeito;

A pior armadilha em que um profissional pode cair é mentir em seu currículo. Além de ter grandes chances de se contradizer e passar por situação constrangedora, em alguns casos, não é chamado para a entrevista, pois o selecionador percebe que as informações estão desencontradas e descarta o profissional;

Cuidado com os erros gramaticais! Esse é um erro gravíssimo e que pode eliminá-lo da próxima
etapa do processo seletivo. Revise seu currículo antes de enviá-lo a qualquer empresa;

Mantenha seu currículo sempre atualizado;

Sempre que for mandar um currículo por e-mail, além de mandar o currículo anexado, sempre
escreva uma mensagem (se apresentando, dizendo do que se refere o anexo e para qual vaga
está mandando seu currículo).

Outra forma de criar seu currículo é pela Plataforma Lattes, no site: http://lattes.cnpq.br/
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições.