Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

09/09/2021

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática de classificação de produtos hortícolas

Acadêmicos do IX nível de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, na disciplina de Pós-Colheita, ministrada pela professora Fabiola Stockmans de Nardi, realizaram na terça-feira, 31 de agosto, uma aula prática de classificação de produtos hortícolas. A atividade proporcionou aos estudantes a vivência das técnicas de classificação de alimentos oriundos da horticultura, bem como a compreensão da importância desse procedimento na comercialização dos mesmos.

“O conhecimento dos atributos relacionados à classificação dos produtos, ou seja, sua qualidade, é de fundamental importância na cadeia hortícola, pois eles determinam o valor de mercado deste produto. Além disso, o conhecimento dos parâmetros de qualidade desses alimentos permite a tomada de decisões antecipadas acerca das técnicas e manejos utilizados desde a sua implementação no campo até seu transporte e armazenamento, visando o aumento da qualidade do produto gerado e a diminuição do desperdício do setor”, explica Fabíola.

A aula foi aplicada no laboratório de Fitoquímica e Fitopatologia, que dispõe de um amplo espaço para a realização das práticas acadêmicas. A classificação dos produtos foi realizada com base nas normas do Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura e Produção Integrada, instituído em 2000, e operacionalizado pelo Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP, cujo objetivo é atender a uma demanda de modernização da cadeia de produção de frutas e hortaliças frescas.

Comentários