Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

24/08/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre sintomas de herbicidas na aplicação de diferentes culturas

Os acadêmicos do quinto semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, unidade de Passo Fundo, na disciplina de Fitossanidade, ministrada pelo professor Dr. Adalin Cezar Moraes de Aguiar, realizaram uma aula prática sobre sintomatologia de herbicidas aplicados em diferentes culturas.

Dentro do espaço da Casa de Vegetação, local onde encontram-se culturas como soja, feijão, pepino, milho, trigo e milheto, foi realizado, no primeiro momento, a aplicação de diferentes moléculas herbicidas em plantas semeadas em vasos, tanto em pré como pós-emergência, de acordo com a finalidade de cada princípio.

Os sintomas visíveis de intoxicação de cada mecanismo de ação dos defensivos foram apresentados aos alunos no decorrer da evolução, com o objetivo de identificar as características de cada herbicida quando em contato com plantas sensíveis, seletivas e resistentes. Com essas informações, os estudantes puderam observar e identificar na prática os diferentes sintomas, bem como aspectos voltados à seletividade de algumas culturas.

De acordo com o professor, é fundamental que haja uma mescla entre aulas teóricas e práticas para o aprendizado dos alunos. Ainda, complementa que o conhecimento nessa área é indispensável para o profissional da Agronomia. “O conhecimento dos sintomas e também seletividade das moléculas herbicidas, auxiliam na identificação prática das características dos sintomas provocados, além da diferenciação das moléculas e agrupamento das mesmas de acordo com seu respectivo mecanismo de ação. Com esse aspecto visual dos danos provocados pelos herbicidas, os alunos puderam pôr em prática os conhecimentos passados em sala de aula”, explicou Adalin.

 

Comentários