Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

26/05/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam visita técnica na Rota das Salamarias

No último sábado (20), os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, realizaram uma visita técnica na Rota das Salamarias, em Marau/RS. A atividade faz parte da disciplina de Gestão e Administração do Agronegócio, ministrada pelo professor Me. Guilherme Victor Vanzeto.

O passeio contou com um roteiro amplo, o que possibilitou a visitação em várias propriedades do município. A primeira parada foi na Cantina Manfroi, onde os estudantes tomaram um delicioso café colonial e conheceram o processo produtivo das uvas finas, vinhos coloniais e sucos naturais.  Em seguida visitaram a Cantina Maculan e a Casa do Mel, uma propriedade que conta com apiário de abelhas sem ferrão, além de uma diversidade de compotas e licores.

Também passaram pela Cantina Antônio Maculam, onde acompanharam o processo de produção da graspa e a confecção de cestos de vime; no Restaurante e Salamaria Câmera degustaram comida típica italiana e conheceram o museu; a Ervateira Pagnussat, que produz erva-mate de forma artesanal (barbaquá) desde 1916, e a Cachaçaria Pol, onde provaram os derivados de cana-de-açúcar e uva, como cachaça, graspa e melado.

O tour pelos diferentes empreendimentos teve como objetivo mostrar o potencial das pequenas propriedades em explorar o turismo local, apresentando formas distintas de gestão da propriedade, e apontando possíveis soluções para um problema recorrente no meio rural: a sucessão familiar e a evasão. “As visitas técnicas são importantes para que os acadêmicos conheçam os distintos ambientes, isso permite que eles conheçam casos de sucesso e entendam as inúmeras possibilidades que uma pequena propriedade possui para geração de renda”, comentou a coordenadora do curso, professora Dra. Katia Trevizan.

 

 

Comentários