Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

15/03/2024
Graduação

Curso de Agronomia da IDEAU celebra uma década de formação e contribuição com o setor agrícola da região

Uma década de conquistas, aprendizado e inovação. Assim, pode-se descrever a trajetória do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, que neste mês completa 10 anos de atuação. Desde sua instituição, o curso tem sido um catalisador de mudanças no cenário agrícola, através da formação de profissionais preparados para atuar em diferentes áreas da agricultura, enfrentando os desafios do setor com competência e conhecimento.

A região foi impactada com a chegada da graduação noturna e focada na prática, abrindo a possibilidade do ensino superior para um leque muito maior de pessoas, uma vez que possibilita conciliar trabalho e estudos. Além disso, contribui diretamente com a difusão do conhecimento e desenvolvimento local, por meio de saberes técnicos e científicos essenciais para melhorar as práticas agrícolas, adotar tecnologias modernas e aumentar a eficiência na produção de alimentos.

O compromisso com a excelência acadêmica e o rigor no ensino rendeu ao curso de Agronomia o conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento não apenas valida a qualidade do ensino oferecido, mas também destaca o compromisso da instituição em proporcionar uma formação de alto nível aos futuros engenheiros agrônomos.

Neste momento de celebração, é possível olhar para o passado e sentir-se feliz com os resultados até aqui alcançados, e, ao mesmo tempo, projetar o futuro confiantes de que é possível continuar fazendo a diferença na vida dos estudantes e na comunidade. “Nossos graduados estão fazendo contribuições valiosas em diversos setores, desde a produção de alimentos até a pesquisa e desenvolvimento agrícola, impulsionando o progresso e a sustentabilidade em todo o mundo”, destacou a coordenadora do curso, Dra. Katia Trevizan, e complementa, “estamos comprometidos em continuar aprimorando nosso programa, buscando inovação e excelência em tudo o que fazemos, para que possamos continuar a preparar os líderes agrícolas do amanhã”, finalizou.

Confira cinco motivos para escolher a IDEAU na hora de cursar Agronomia:

1) Laboratórios de educação prática

Com a supervisão de professores, os acadêmicos atuam em laboratórios de educação prática para desenvolver seus conhecimentos. Entre os espaços, estão a horta-escola, casa de vegetação, fazenda-escola, área experimental e galpão de máquinas e equipamentos agrícolas.

2) Interdisciplinaridade em ação

Através do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), além de aliar teoria e prática, os acadêmicos têm a oportunidade de reunir de forma real e interdisciplinar a aplicação dos conhecimentos científicos à vida profissional, entregando para a comunidade respostas e soluções que contribuem para o aumento da produtividade e rentabilidade, com vistas para a sustentabilidade.

3) Proximidade com o mercado de trabalho

Por meio de uma metodologia própria de ensino que permite que o estudante se experimente nas atividades profissionais desde o primeiro semestre da graduação, tornando-o apto e qualificado para o exercício da profissão, a Instituição busca manter uma relação muito próxima com o mercado de trabalho, fazendo a ligação entre o acadêmico e as empresas. Através de atividades práticas como o Dia de Campo, por exemplo, o estudante também tem a oportunidade de trocar experiências.

4) Ensino noturno

Muitos estudantes que optam pelo curso têm compromissos de trabalho durante o dia, seja em atividades agrícolas familiares ou empregos em tempo integral. O ensino noturno oferece a essas pessoas a flexibilidade necessária para conciliar seus estudos com suas responsabilidades profissionais.

5) Corpo docente qualificado

Composto por professores mestres e doutores e com ampla experiência profissional, ao longo dos últimos anos, foi recrutado alguns dos melhores profissionais no campo da agronomia, cujo compromisso com a excelência acadêmica e paixão pelo ensino têm sido a força motriz por trás do sucesso dos estudantes.

 

 

 

 

 

Comentários