Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

29/05/2018

Curso de Psicologia recebe integrante do Conselho Regional durante Semana Acadêmica

         Debates e aprendizado marcaram a Semana Acadêmica dos alunos do curso de Psicologia do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), campus Passo Fundo, que contou com a participação de profissionais qualificados para abordar de maneira eficaz os assuntos propostos dentro da temática “Psicologia é com psicólogo”.

         Entre os assuntos abordados, o acompanhamento psicológico desenvolvido no tratamento de pacientes foi instigador para muitos alunos. A acadêmica do terceiro semestre, Fernanda Lunelli Sabedot, reflete sobre os aprendizados, “Na quarta-feira (23) recebemos duas psicólogas psicanalistas que explicaram muito bem o processo de consciente, inconsciente e do ego. Assim, tiramos dúvidas que, com certeza acrescentou para nosso aprendizado e enriqueceu nossa formação como futuras profissionais” relata.

          Os alunos tiveram quatro palestras durante a semana acadêmica, e, uma delas contou com a participação de integrante do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, psicólogo Nauro Mittmann. Sua presença na Faculdade IDEAU resultou em análises e reflexões tanto do mercado quanto do profissional, enfatizando, diversas vezes, a importância de postura ética no exercício da profissão. Para Mirttmann é importante, também, que os profissionais quando inseridos no mercado, não se desvinculem de espaços de aprendizagem, como as instituições de ensino, por exemplo, de maneira que o indivíduo esteja inserido num contexto de constante atualização e evolução para desempenhar suas atribuições.

         O psicólogo entende que, um dos grandes desafios neste momento, está relacionado com as tecnologias. Em recente publicação de resolução no diário oficial, a classe, de maneira geral, passará por adaptação visando atender esse novo cenário que surge envolvendo o atendimento online. A partir disso, Mirttmann enfatiza novamente a importância do profissional da psicologia para realizar atendimentos e prestar suporte, uma vez que dispõe de conhecimento técnico e científico para o exercício da função.  

            As palestras específicas destinadas ao curso de psicologia se mostraram bastante profícuas para os acadêmicos, que tiveram a oportunidade de debater sobre restrição da avaliação psicológica, aliança entre psicologia e psiquiatria no tratamento dos pacientes, práticas clínicas na linha psicanalítica, e, ainda, os direitos e deveres regidos pelo Conselho Regional de Psicologia.

Comentários