Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

15/06/2011

Rotação de Culturas no sistema de Plantio Direto

O objetivo da palestra foi de demonstrar os benefícios da utilização da rotação de culturas no sistema plantio direto com uso de terraços.
A palestrante inicialmente apresentou um histórico da empresa, desde seu avô que veio de Portugal, a aquisição de terras no Mato Grosso, até os dias atuais. Em seguida falou a respeito da produção de sementes e de grãos de forma lucrativa conservando o solo. Também mostrou alguns exemplos de uso inadequado do solo, com conseqüentes perdas do mesmo por erosão hídrica.
Com dados precisos, a palestrante mostrou resultados obtidos com o uso de rotação de culturas e utilização de terraços de base larga em nível alocados de acordo com o programa Terraços for Windows (1996), que proporcionaram o aumento da fertilidade do solo sendo que foi possível produzir sementes de soja por várias safras sem a necessidade de adubação devido à alta fertilidade do solo, a qual é resultante da manutenção da água e dos nutrientes no solo devido à utilização dos terraços de base larga. A erosão hídrica provocada pela água da chuva, acontece quando a volume de chuva é maior do que a capacidade de infiltração de água no solo, havendo um excedente de água, a mesma se acumula e escoa superficialmente. Quando a água escoa sobre o solo descoberto, leva junto consigo o solo que encontra pelo caminho causando erosão laminar, quase imperceptível, com o aumento do volume de água o mesmo se concentra nas áreas de baixada provocando erosão em sulcos e posteriormente voçorocas. Os problemas causados pela erosão vão desde a perda de água, nutrientes, fertilidade do solo até a perda física do solo propriamente, o que é muito difícil de reverter. Com o manejo adotado na área da empresa Sementes Falcão, a erosão do solo é praticamente nula, demonstrando os benefícios alcançados com o passar dos anos.
A palestra aconteceu na disciplina de Uso, Manejo e Conservação do Solo ministrada pela professora Dra. Vanderleia Trevisan da Rosa. No final da palestra a professora fez a entrega de uma cuia de chimarrão com o símbolo da IDEAU, em nome da instituição, como forma de agradecimento.

Comentários