Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

24/02/2021

Tese de doutorado aborda a eficácia da metodologia de ensino utilizada pela IDEAU

A professora Dânia Barro, pró-reitora pedagógica, durante o Doutorado em Educação da Universidade LaSalle, aprofundou questões relacionadas ao Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático (PATP), estratégia central da aprendizagem empregada pela IDEAU, que permite integrar teoria e prática.

O trabalho, que contou com o acompanhamento da professora Dra. Vera Lúcia Felicetti da Universidade LaSalle e do professor Dr. Alberto Cabrera da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, teve os resultados validados durante banca de avaliadores, no dia 22 de fevereiro. Na tese apresentada é possível identificar que o PATP proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos da graduação da IDEAU. “Nesta tese os dados extraídos chamam atenção. Isto porque verificou-se que, os alunos que tiveram o PATP durante a graduação possuem 78% das competências profissionais e pessoais melhor desenvolvidas do que aqueles que não tiveram” enfatiza Dânia.

Ainda de acordo com a professora, que realizou estágio doutoral em Maryland (EUA) participando de aulas e eventos de educação, e, também se apresentando em workshops para esclarecer como é desenvolvido o PATP na Instituição, a tese de doutorado também evidencia que 84,2% dos egressos da IDEAU estão empregados na área de formação acadêmica, o que mostra que a Instituição vem cumprindo com o seu papel de formar para o trabalho.

 A proposta pedagógica da IDEAU está fundamentada em metodologia própria de ensino, onde o aluno é o centro do processo de ensino e aprendizagem. Além de inovadora, a proposta é efetiva na formação de profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho e para a vida, especialmente no cenário atual, visto que os estudantes experimentam a prática profissional intensamente durante todo o curso.

 

Banca de Defesa da Tese

Estágio doutoral em Maryland (EUA)

Comentários