Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

29/05/2018

Curso de Pedagogia promove debates durante a Semana Acadêmica

           Contemplando temas atuais e pertinentes, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), campus Passo Fundo, puderam aprender e interagir durante a Semana Acadêmica. Metodologias ativas, ludoteca e educação inclusiva foram debatidas durante a programação.  

            Com exemplos práticos o professor Kurlan Frey explanou algumas formas de como elaborar e executar um projeto interdisciplinar para educandos de todos os níveis da educação. O conceito e como utilizar as metodologias ativas foram debatidos, na terça-feira (22). Durante a conversa observou-se a importância do assunto, uma vez que promove inovação na forma de ensinar, sem perder a essência da matriz curricular.

            Trazendo para discussão a ludoteca, isto é, o lúdico em sala de aula, os acadêmicos receberam na quarta-feira (23), a professora Andréa Damasceno, que orientou sobre como utilizar a técnica em sala de aula, sem perder o controle do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, inúmeros foram os exemplos práticos de possibilidades para trabalhar com esta importante ferramenta que promove muitos benefícios.

            Sempre em alta, o assunto referente a educação inclusiva também foi tema da Semana Acadêmica. Nesse sentido, o professor Fabiano de Oliveira encerrou as palestras específicas destinadas ao curso de Pedagogia.  O palestrante buscou despertar nos participantes a compreensão sobre as diferenças e as limitações de alguns indivíduos e, que, a condição está além de qualquer disciplina dos cursos de graduação, sendo um dever social compreender as deficiências físicas, psicomotoras, visual, mental e auditivas.  Ainda, o professor fez um panorama sobre o contexto enfrentado pelas pessoas com deficiência e os desafios que envolvem trabalhar nestas situações.

            Notou-se, durante as atividades da Semana Acadêmica, a relevância de cada uma das propostas abordadas, de maneira a adquirir a atenção e estimular o educando para as práticas inerentes a profissão.

Comentários