Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

26/05/2023
Graduação

Acadêmicos de Psicologia realizam visita técnica ao Memorial da Loucura

Na última sexta-feira (19), os acadêmicos do VII e IX semestre do curso de Psicologia da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, realizaram uma visita técnica ao Memorial da Loucura do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. O passeio, acompanhado pelos professores, teve como objetivo apresentar os modelos de cuidado em saúde mental ao longo da história.

No decorrer do roteiro os estudantes participaram de uma palestra conduzida pela chefe do Serviço de Memória Cultural, Lia Mineiro Magalhães, e realizaram um tour pelo edifício, a fim de conhecer o vasto acervo, que abriga instrumentos e equipamentos utilizados nas práticas médicas nos diferentes períodos, elementos estruturais e históricos, como salas de tratamento, peças de mobiliário, documentação, registros, coleções de livros de psiquiatria e psicologia, livros documentais, objetos pessoais dos internos, fotografias, quadros, entre outros.

O contato com o acervo possibilitou o aprofundamento na discussão sobre o cuidado em saúde mental e aquilo que se entende por ‘loucura’, pois permite a visualização de práticas que por muito tempo impediram as pessoas com sofrimento psíquico de viver de forma autônoma em sociedade. Atualmente, o modelo de atenção psicossocial se fortalece na medida em que o sofrimento é visualizado também como um produto sociohistórico e cultural, cabendo aos profissionais garantir o acesso à saúde com respeito e dignidade.

Segundo a coordenadora do curso, professora Ma. Mayara Galvan dos Santos, visitar o Memorial justamente no mês de maio, no qual é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial têm grande representação.  “É uma forma de conhecer a nossa história e assim fortalecer e reafirmar, de forma incansável, a importância do cuidado em liberdade”, comentou.

21ª Semana Nacional de Museus

Na data da visita, o Memorial da Loucura participava da 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM.  Os acadêmicos foram convidados a participar da matéria divulgada pelo Blog Memorial da Loucura, da instituição, com fotografias e um breve relato da coordenadora do curso sobre a importância destes espaços de resgate histórico.

 

Comentários