Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

24/05/2022
Graduação

Acadêmicos do curso de Agronomia realizam aula prática sobre solos

Os acadêmicos do terceiro semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU- campus Passo Fundo, na disciplina de Ciência dos Solos, ministrada pelos professores Dr. Rafael Goulart Machado e Dr. Guilherme Vanzetto, realizaram uma aula prática sobre análise e descrição morfológica de perfil de solo e horizontes diagnósticos.

Com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, os estudantes foram estimulados a observar as características morfológicas presentes em uma determinada área de solo (horizontes diagnósticos), avaliando a porosidade, consistência, plasticidade, pegajosidade e cor, além da identificação dos tipos de estrutura do solo.

Os alunos utilizaram a Carta de Munsell para identificar a cor do horizonte e compilaram uma descrição do perfil do solo. Segundo Vanzetto, a aplicação prática permite que sejam extinguidas dúvidas que possam surgir na atuação profissional. “A descrição morfológica de um perfil de solo possibilita o entendimento de diversas características, como drenagem, porosidade, consistência, presença de matéria orgânica, presença de macro e meso fauna, entre outras informações importantes para o manejo de solo”, comentou.

 

Comentários