Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

28/04/2016

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade IDEAU Campus Passo Fundo realizam visita técnica

No dia 20 de abril os acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade IDEAU realizaram uma visita técnica na Comunidade Terapêutica Casa Maanaim, em Água Santa. A Maanaim trabalha com o tratamento da dependência química de homens usuários de álcool e outras drogas.

Os acadêmicos participaram de uma roda de conversa com  a psicóloga responsável, discutiram os aspectos biológicos, psicológicos e sociais envolvidos na dependência química e conheceram  o trabalho do psicólogo dentro da casa.  Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento do coordenador da casa, que contou sua história como ex-usuário de álcool e falou sobre o papel da psicologia e da religião no seu tratamento. 

Após a conclusão da roda de conversa, os acadêmicos conheceram as dependências da casa. Em seguida participaram de um lanche comunitário com os residentes, este foi o momento em que todos ficaram à vontade para conversar. Os acadêmicos tiveram a possibilidade de conhecer muitas histórias de vidas e entender melhor como se sentiam as pessoas que ali estavam em tratamento.

Na verdade, a preparação para a visita começou no dia anterior, os acadêmicos prepararam cartões de agradecimento pela oportunidade de aprendizagem, que no final da visita foi entregue para cada residente da casa junto com uma cesta de temperos, simbolizando o desejo dos alunos de deixar o dia deles também diferente. Conforme os próprios acadêmicos a visita foi de grande valia.  Eles relataram que neste dia fora da sala de aula puderam compreender a importância do papel técnico do psicólogo, bem como do papel humanizador da psicologia dentro de um local de internação para tratamento da dependência química.

Comentários