Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

10/09/2021

Alunos do curso de Direito participam de palestra sobre justiça restaurativa e mediação familiar

Com o tema “Justiça Restaurativa e Mediação Familiar: Experiências Práticas”, a palestra ministrada pela advogada Ma.Viviane Camargo De Aquino, na última segunda-feira (06), possibilitou a contextualização dos conteúdos pertinentes às lides familiares em uma metodologia de diálogo participativo, onde foi apresentado experiências de aplicação da Justiça Restaurativa em casos concretos envolvendo a mediação familiar.

A conversa, realizada via videoconferência, se deu no âmbito da disciplina de Direito Civil V, que tem como foco o Direito de Família, com participação do nível II. A atividade se propôs a apresentar aos futuros profissionais uma alternativa crescente para a resolução de conflitos, especialmente nas relações familiares. “A predominância de relações horizontais impõe ao Direito o desafio de promover mudanças e resolver disputas, especialmente por meio da negociação, da mediação e do diálogo restaurativo, haja vista a desconformidade e a perda relativa da eficácia dos instrumentos de força. Neste sentido, a Justiça Restaurativa surge como uma alternativa de grande incidência, alternado a cultura da dominação para a cultura da paz”, explica o professor Me. Vitorio Gheno Dervanoski Junior.

Na oportunidade foi realizado também o sorteio de um livro da Constituição Federal, onde a acadêmica Luana dos Santos, do nível VI, foi contemplada.

Comentários