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19/10/2011

Avaliação na Educação Infantil é tema de palestra na Pedagogia IDEAU

Em sua fala Caroline ressaltou que é preciso ter a visão das diferenças no aprendizado de cada aluno e que deve ser considerada a mensuração qualitativa e não quantitativa. “É preciso ver o quanto o aluno progrediu. Cada aluno é único, singular, diferente. A avaliação deve instrumentalizar os professores para que possam intervir no processo ensino/aprendizagem de forma a melhorar sempre”, disse a Coordenadora.
A pedagoga enfatizou ainda que, há muitos anos, a educação infantil era tida como um espaço aonde a criança ia para brincar, se divertir, passar o tempo, ter oportunidade de conviver com crianças da mesma idade. “Recentemente a educação infantil conquistou seu espaço de valorização e respeito, podendo ser vista como construtora das primeiras aprendizagens sociais e intelectuais do sujeito, através das experiências em que este vive no espaço escolar”, explica Caroline. É neste contexto que a avaliação é tida como um instrumento de suporte para o exercício da profissão. “É uma forma de se auto avaliar, refletir sobre as estratégias utilizadas, identificando com responsabilidade o que está refletindo em resultado e o que pode ser modificado”, esclarece a Coordenadora.
Dentre as dicas passadas por Caroline, destaca-se a necessidade de dispor de tempo para fazer pequenas anotações diárias, sobre o comportamento, a participação, o envolvimento, o desenvolvimento da criança seja motor, cognitivo, afetivo ou social.  Dessa forma, “ao final do bimestre/trimestre o professor terá juntado as mais preciosas informações sobre cada aluno, o que lhe trará a segurança para redigir os relatórios e redimensionar sua prática pedagógica”, sugere a pedagoga.
A função da avaliação na Educação Infantil é acompanhar, orientar e redirecionar o processo educativo como um todo contemplando três momentos importantes: acompanhamento, observação e registro. Para a Coordenadora do Curso de Pedagogia da IDEAU, professora Gisele Maria Tonin da Costa, observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para o fazer pedagógico. “O professor é o mediador na ação educativa, tanto no planejamento, quanto acompanhamento e avaliação do processo. Avaliação é ‘movimento’, é ação e reflexão”, diz a Gisele.
A avaliação é constante e de grande relevância ao aluno e ao professor principalmente na Educação Infantil onde o acompanhamento com os pequenos é diário. “A conversa com a professora Caroline Tonin Cadorin com a turma da Pedagogia VI foi de suma importância, pois ressaltou uma avaliação de qualidade sempre tendo em evidência a vivência do aluno, tendo sempre o aluno  como ponto principal e o avaliando no seu todo para que se forme um ser completo”, ponderou Marvone.
   

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