Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

15/04/2024
Graduação

Dia de Campo destaca a parceria entre academia e empresas do agronegócio

Semestralmente a Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, através do curso de Agronomia, promove o Dia de Campo. Na última edição, voltado às culturas de verão, como soja e milho, o olhar do público voltou-se ao protagonismo dos acadêmicos na realização do evento, bem como na implantação dos experimentos, uma vez que apresentaram os resultados do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), realizado em parceria com empresas do agronegócio, trazendo à tona avanços e práticas inovadoras na agricultura.

Entre as temáticas abordadas estão o controle de mofo branco, uso de fungicidas, aplicação foliar de boro, ferrugem asiático, entre outros. Por meio desses estudos, os futuros agrônomos puderam propor alternativas viáveis e eficazes para o aumento da sanidade e produtividade das culturas, além de promover a sustentabilidade.

Durante o evento, os grupos passaram por uma avaliação criteriosa dos experimentos e das apresentações, que levava em consideração trabalho em equipe, desenvoltura, oralidade e qualidade do trabalho. O grupo de avaliadores, formado por profissionais renomados da área, atribuiu uma nota e o melhor grupo, juntamente com a empresa, foi premiado, reconhecendo o esforço e a excelência ao longo de todo o processo.

Os acadêmicos André Pegoraro, Gabriel Cole Reginato, João Pedro De Godoi Franco, Leonir Alcides Vizioli e Rodrigo Miotto com o trabalho intitulado “Uso de fungicidas protetores na supressão de ferrugem em diferentes cultivares de soja”, foram a equipe melhor avaliada, sendo premiados com medalha e troféu. “É gratificante saber que todo o nosso esforço, de ir a cada dez dias fazer o tratamento, acompanhar o desenvolvimento e fazer a limpeza, rendeu bons resultados, isso nos motiva ainda mais”, destacou André Pegoraro, acadêmico do 9º semestre.

Para a implantação, a empresa Brasmax apoiou o grupo com sua expertise técnica e tecnológica, além de fornecer os insumos necessários para a realização do experimento. “Usamos a cultivar Torque da Brasmax, onde fizemos a estimativa de população. Fizemos o tratamento com 16 grãos por metro, 14, 12, 10 e 8, respectivamente, em parcelas plantadas em causalidade. Conseguimos obter resultados muito interessantes, onde observamos na estimativa de produção que 16 e 14 se saíram melhor, ou seja, suportam um pouco mais de população”, finalizou o estudante.

Essa parceria entre setor produtivo e academia fortalece a troca de conhecimento e estimula o desenvolvimento de soluções mais eficazes e sustentáveis para o campo. Os resultados apresentados durante o Dia de Campo evidenciaram os benefícios dessa abordagem colaborativa, proporcionando o compartilhamento de boas práticas, experiências e aprendizados, promovendo um ambiente propício para a inovação e o progresso contínuo no setor.

Comentários