Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

25/11/2022
Graduação

Dia de Campo: experiência prática na difusão do conhecimento

A premissa básica para o Dia de Campo é a difusão do conhecimento, através da experiência prática e transferência de informações. Imbuídos desse propósito, as Faculdades IDEAU, campus Getúlio Vargas e Passo Fundo, realizaram a 16ª edição do Dia de Campo de Inverno, no final do mês de outubro. Na área experimental da Instituição, reuniram-se em torno de 500 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de escolas agrícolas da região, empresas parceiras e produtores rurais.

O evento, que é organizado pelos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Agronomia, tradicionalmente apresenta novos produtos, técnicas e tecnologias envolvidas no manejo de culturas como trigo, cevada, aveia, centeio, plantas de cobertura e etc, as quais visam auxiliar os agricultores no incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras.

Todos os experimentos apresentados fazem parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), metodologia que aproxima os estudantes das demandas emergentes da área agrícola e, consequentemente, da comunidade e das empresas, que disponibilizam insumos, e confiam no trabalho desenvolvido pelos alunos. “No dia de campo é apresentado somente um fragmento do que está sendo testado, os pareceres são devolvidos através de artigos científicos, onde os acadêmicos descrevem os testes e resultados obtidos”, explicou a coordenadora do curso de Agronomia de Passo Fundo, Dra. Kátia Trevizan.

Além disso, “essa aproximação com as empresas têm o objetivo de proporcionar networking, visando a oportunidade de estágios e futuros empregos para os alunos. Eles nos procuram, porque sabem que aqui os profissionais saem prontos para o mercado de trabalho, pois focamos muito nas práticas profissionais do Engenheiro Agrônomo”, complementou o coordenador de Agronomia de Getúlio Vargas, Dr. Maurício Albertoni Scariot.

Um olhar social

Além do viés técnico, o Dia de Campo também apresenta um olhar social, através da arrecadação de alimentos. Os participantes foram convidados a realizar a doação de um quilo de alimento não perecível para posterior doação ao Lar dos Idosos, de Getúlio Vargas. “ A doação transforma o amor abstrato em um ato concreto, deixa uma marca amorosa na vida de alguém. O Lar dos Idosos e equipe agradece pela doação de alimentos”, reconheceu a Assistente Social, Liamara Tumelero Boscheto.

 

Comentários