Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

17/05/2012

Docentes da IDEAU lançam livro sobre jundiás, tilápias e carpas

O título do capítulo escrito por Filipe em parceria com Adalberto Pandolfo é “Análise da viabilidade econômica do policultivo de jundiás, carpas e tilápias-do-nilo e avaliação econômica de projetos”. Segundo Filipe, este “é o primeiro e, por enquanto o único, trabalho realizado sobre a viabilidade econômica desse tipo de cultivo”. A contribuição da obra é mostrar aos produtores que é viável colocar ou manter criadouros dessas espécies.
A obra apresenta uma linguagem clara e compreensível sobre os aspectos necessários e imprescindíveis para a criação de peixe como anatomia e fisiologia dos peixes, qualidade da água para criação, instalações para o cultivo, além de aspectos específicos dos sistemas propostos. Outras informações relevantes que o livro traz dizem respeito à avaliação da qualidade das carnes desses peixes e viabilidade econômica do sistema que permitem ao leitor ter segurança para decidir sobre qual adoção do sistema de policultivo adotar.
A publicação organizada por Leonardo José Gil Barcellos e Michele Fagundes aborda aspectos ligados à problemática da poluição ambiental, ocorrência de estresse e sanidade, além de receitas à base de peixe. Michele também é docente no curso de Medicina Veterinária da IDEAU.
O diretor de Ensino Superior da IDEAU, professor Eduardo Schorr, prestigiou os colegas de Instituição. A biblioteca da IDEAU contará com 20 exemplares da obra para consulta.

Comentários