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13/08/2021

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem maquete contemplando a arquitetura pedra e antiguidade

Acadêmicos no nível II de Arquitetura e Urbanismo da IDEAU, unidade Passo Fundo, nas disciplinas de História e Artes, sob supervisão do professor Me. Wagner Mazetto de Oliveira, desenvolveram na última segunda-feira (09) maquetes que contemplam elementos da arquitetura petra (esculpida em pedra) e antiguidade, que remetem às primeiras manifestações de construção e desenvolvimento arquitetônico que surgiram, marcando fortemente a história.  

No laboratório de maquete do curso, através das atividades síncronas, os estudantes puderam colocar em prática os assuntos tratados nos guias de estudo. Primeiramente, foi apresentado o conteúdo teórico, através de leituras, vídeo aulas e atividades de aprendizagem. Em seguida, esse conhecimento foi aplicado na prática, identificando de forma clara e didática como cada elemento estudado estava inserido em determinados períodos arquitetônicos.

A coordenadora do curso, Me. Paola Cavaletti, destaca que as maquetes sempre foram uma ótima forma de representação, visto que apresentam os elementos de forma ilustrativa, possibilitando a compreensão e visualização prévia do projeto a ser elaborado e executado. “As maquetes visam integrar o conteúdo de forma prática, fazendo com que o aluno explore a sua criatividade e melhore sua aprendizagem. Para os arquitetos, compreender as questões de volumetria em três dimensões faz com que seja possível esclarecer como os elementos se comportam em relação uns aos outros, e ainda, permite ter maior clareza em relação às escalas e à plasticidade arquitetônica”, explica.

A prática e a vivência no contexto da profissão fazem parte da metodologia usada pela IDEAU, a qual objetiva formar profissionais generalistas e preparados para as demandas do mercado de trabalho. “O ensino prático aplicado já no início da graduação faz com que o aluno possa vislumbrar os conceitos estudados através da vivência, aplicando-os no cotidiano da sala da aula para compreender a problematização, procurar soluções e garantir um planejamento rápido e eficaz para as questões que vierem a surgir na sua atuação profissional, finaliza Cavaletti.

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