Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

09/09/2014

Professoras e acadêmicas de Psicologia da Faculdade IDEAU participam de Congresso

O Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano – CIEEH 2014, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto em Passo Fundo estimulou discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos sobre o envelhecimento humano e teve a participação de algumas acadêmicas de Psicologia (NELCI LUCION TASCA, TAÍSE FORTUNA DE LEMOS , TANICELI FATIMA DA SILVA, TATIANE MARIA REDANTO  e ELISA HELENA GRUMANN BERNARDON ) e também das Professoras da Faculdade IDEAU Nadine T. Pilotto Fabiani  e Patrícia Di Francesco Longo.

O Envelhecimento populacional traz uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos, serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. O processo de envelhecimento exige que entre os cuidados e proteção a pessoa idosa insira−se os relacionados aos cuidados com a saúde, com as condições psicológicas e emocionais, com a inserção social, cultural e tecnológica do idoso. Aspectos educacionais e de formação de profissionais capacitados para enfrentar um mundo social que “envelhece” também é um desafio aos pesquisadores e profissionais. 

As Professoras da Faculdade IDEAU Nadine T. Pilotto Fabiani  e Patrícia Di Francesco Longo apresentaram trabalhos no Congresso: Percepção dos acadêmicos do curso de Psicologia sobre o envelhecimento (Nadine e Patrícia) e Envelhecimento e Memória Emocional: Uma Revisão Bibliográfica (Nadine).
 
No dia 27 de agosto também aconteceu o lançamento de dois livros sobre Envelhecimento (Envelhecimento Humano: Integralidade e Interdisciplinaridade / e Envelhecimento Humano: entre o real, o ideal e o possível) , que teve a participação das professoras. Capítulo Envelhecimento e Memória Emocional: o impacto das emoções na memória (Nadine e Patrícia) e Trabalho e Aposentadoria: as repercussões emocionais na vida de idosos aposentados (Nadine).

Comentários