Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

03/05/2010

Turmas de Educação Física IDEAU participam de evento esportivo

Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático “Pesquisa Participante no Evento Esportivo: I Copa Escolar de Getúlio Vargas – Jogos de Voleibol”, das turmas do 2º e 3º semestres do curso de Educação Física da Faculdade IDEAU, organizado pelos docentes dos respectivos semestres, sob coordenação da professora Mônica da Silva, constou de organização de parte de evento municipal de Getúlio Vargas, promovido pela Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
O evento foi realizado no dia 24 de abril, sábado de manhã, quando ocorreu a abertura oficial, para a qual foram convidadas diversas escolas públicas e particulares e comunidade em geral. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Municipal, a Secretária de Educação, o Secretário da Saúde, representantes da Faculdade IDEAU e os diretores das escolas municipais.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação dos alunos do Projeto AABB Comunidade, que atua neste município, enfocando a importância do esporte na formação de crianças e jovens. Também, contou com a participação de alguns integrantes da Banda Marcial de Getúlio Vargas que executou o Hino Nacional e apresentou outras músicas.
Em seguida houve juramento do atleta e deram-se início as competições de voleibol, as primeiras atividades da Copa Escolar, que se realizará no decorrer do ano de 2010, envolvendo todas as modalidades esportivas trabalhadas nas escolas. Essas competições ocorreram nas modalidades masculino e feminino, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, com a participação efetiva das quatro escolas municipais, onde competiram sete equipes em dez partidas.
As turmas nível II e III do curso de Educação Física da Faculdade IDEAU atuaram nesse evento, divididas em grupos de atuação: Organização Geral; Copa e Recepção; Auxiliares Técnicos; Auxiliares de Arbitragem, de Primeiros Socorros e prevenção de lesões. Os acadêmicos desempenharam suas funções deliberadas anteriormente para cada grupo a fim de facilitar o bom andamento das atividades do evento e, realizaram observações nos aspectos cognitivos afetivos e psicomotores inerentes ao esporte Voleibol, reunindo subsídios para o Relatório do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático.
Constatou-se que os acadêmicos demonstram grande capacidade de mobilização, organização, cooperação e respeito mútuo, envolvendo-se com os promotores do evento: secretários e assessores municipais, professores das escolas municipais e também com os alunos que participaram da Cerimônia de Abertura dos jogos. Além de desempenhar as tarefas cabíveis a cada grupo, muitos dos acadêmicos colaboram também com os demais grupos, o que demonstrou o forte espírito coletivo da turma que, apesar de possuir algumas diferenças entre esses grupos, apresenta uma boa capacidade de entrosamento, empatia e profissionalismo.
Durante a realização dos Jogos de Voleibol (abertura da I COPA ESCOLAR) os acadêmicos do Curso de Educação Física atuaram com responsabilidade, organização, comprometimento, envolvimento e um excelente trabalho de equipe, podendo assim, realizar suas observações inerentes ao Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático 2010/1, o qual se propôs a realizar uma Pesquisa Participante, onde o observador encontra-se envolvido com os sujeitos da pesquisa, no caso, os alunos das escolas que participaram das competições.
Também, como organizadores de eventos esportivos demonstraram criatividade, empenho e humildade, buscando sugestões por parte de profissionais mais experientes como o árbitro fofical do evento que atua oficialmente em eventos estatuais como os JERGS – Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul.

Comentários