Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

24/04/2023
Graduação

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visita técnica em apiário

No sábado, 15, os acadêmicos do nono semestre do curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo, realizaram uma visita técnica na propriedade rural do ex-aluno da Instituição Diogo Martello, em Nova Alvorada/RS, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a criação de abelhas sem ferrão (Meliponicultura). A atividade faz parte da disciplina de Apicultura, Cunicultura e Ranicultura, ministrada pela professora Ma. Gabriela Tonello.

Na ocasião, o produtor apresentou o meliponário, ou seja, as colmeias construídas em meio a vegetação nativa para abrigar os insetos, e abordou assuntos como a escolha do local para a instalação da criação, método de construção e posição das colmeias, comportamento das diferentes espécies e produção de iscas para povoamento de novas abelhas.

Os estudantes também acompanharam a abertura das colmeias, a fim de visualizar o padrão de organização dos ninhos, a rainha e a abelha-mãe, que comanda todas as atividades. Para finalizar, conheceram os produtos oriundos desse modelo de criação, que, além do tão conhecido mel, tem-se a cera, a própolis, o pólen apícola e a apitoxina. E, claro, aproveitaram para fazer uma degustação diretamente da fonte.

“Essa atividade é de suma importância aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, uma vez que o futuro profissional é legalmente apto a atuar como responsável técnico pela Apicultura/Meliponicultura nas unidades de extração e beneficiamento dos produtos”, explicou a professora.

 

Comentários