Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

10/11/2020
Curso

Aula prática do curso de Pedagogia promove conhecimento sobre os processos de germinação

Com o intuito de promover a compreensão e o conhecimento dos processos de germinação, a turma do 4º semestre do curso de Pedagogia realizou uma atividade prática na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências da Natureza através do plantio de sementes de alpiste.

A ação foi desenvolvida tendo em vista a importância do ensino de Ciências da Natureza dentro do processo educativo dos alunos e pensando no exercício da profissão das acadêmicas. Desta maneira, a atividade prática, que consistia na confecção de um boneco de alpiste, exigiu que fossem seguidos alguns passos para entender ciclo de germinação das sementes, o qual pode ser dividido em três fases: fase da embebição, fase de indução de crescimento e fase de crescimento do eixo embrionário, e que cada um deles exige cuidados e um tempo diferenciado.

A professora responsável pela ação, Carla Luisa Vicenzi, avalia a experiência como satisfatória, “conseguimos projetar essa ideia e atividade para nossa aplicação profissional futura, entendendo como a disciplina de Ciências pode ser bem explorada e vivenciada em sala de aula, também fizemos a correlação desta atividade com o processo educativo, pois, como para germinar as sementes, também é preciso preparar e cuidar de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem, para que se produza os frutos esperados. ” argumenta a professora.

A partir desta prática as acadêmicas puderam verificar a importância do planejamento das atividades a serem realizadas em sala de aula, sobretudo na disciplina de Ciências Naturais, bem como a criação de projetos e planos que englobem a teoria e a prática, unindo os conhecimentos gerados na escola com a realidade dos alunos, para que eles possam vislumbrar onde podem aplicar o que aprenderam, de forma prática.

 

Comentários