Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDO
FACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

Você está em

12/08/2023

Jornada Acadêmica: pai e filho compartilham saberes

Na faculdade, onde o desejo de aprender e crescer está sempre presente, encontramos o Paulo Sérgio Daros e Paulo Arthur Valandro Daros, pai e filho que compartilham não apenas o amor familiar, mas também a busca pelo conhecimento acadêmico. Ambos decidiram trilhar a jornada do ensino superior na Faculdade IDEAU, campus Passo Fundo.

A decisão de se matricularem na mesma instituição não foi apenas uma coincidência, mas sim uma decisão conjunta, tendo vista a qualidade de ensino e as experiências profissionais disponibilizadas. Enquanto Paulo Sérgio, em 2018, procurava uma formação na área da Farmácia para ajudar a esposa no empreendimento familiar, Paulo Arthur, três anos depois, embarcava em sua jornada acadêmica no curso de Direito.

As experiências, valores e conselhos transmitidos ao longo dos anos também influenciaram na escolha profissional de Paulo Arthur. “Como meu pai trabalhava na brigada, eu tive dentro de casa alguém que, desde a infância, refletia sobre a imagem do que é ser policial. Então, sempre falei que gostaria de seguir nesse caminho, mas ele me dizia que era importante fazer uma faculdade. Fui atrás de algumas informações de concursos e vi que a área com mais questões é a Penal, então, optei pelo Direito”, comenta. “Saber que seu filho se inspira em você é muito gratificante. Acompanhei ele na escola desde pequeno e ver hoje, na mesma Instituição que eu, é indescritível, muito gratificante”, acrescenta o pai.

Apesar da diferença de curso e semestre, pai e filho compartilham discussões, aprendizados, desafios e até momentos de comemoração. As horas de estudo em conjunto fortalecem o vínculo familiar. “No início, com a questão do PATP, ele me perguntava algumas coisas, e eu, sempre dando sugestões do melhor caminho para seguir. Em contrapartida, no meu TCC, a tradução do resumo, que precisava ser em inglês, foi feita pelo meu filho, que possui formação em língua inglesa”, relembra Paulo Sérgio.

A história de Paulo Sérgio e Paulo Arthur nos lembra que a jornada da educação é muito mais que adquirir conhecimento, é criar memórias e fortalecer os laços que nos unem. Eles provam que não importa a idade ou o estágio da vida, é possível encontrar maneiras de se apoiar e construir histórias. “Eu nunca imaginei que iria ver meu pai se formar. É uma experiência inigualável, que me enche de orgulho”, finalizou Paulo Arthur.

Comentários